Para finalizar a primeira etapa do nosso projeto, pedimos que as crianças escrevessem uma carta contando sobre o que haviam aprendido, separamos aqui algumas delas:
Campo Grande, MS, 21 de setembro de 2016. Oi irmão, Vou te contar tudo o que aconteceu desde o primeiro dia , foi assim: Começamos fazendo desenhos, primeiro a gente desenhou, falamos sobre os desenhos e escrevemos. Vimos o filme da Princesa Pantaneira, João Pé de carvão, Queityléia, Ser Criança em Campo Grande. Eu gostei muito desses dias, depois comecei não gostar, porque começamos a escrever mais, mesmo assim, eu gostei, depois vimos mais filmes como: Cuerdas, Eu queria ser um monstro, Vida Maria, O segredo, Direito das Crianças.
Depois Livros: Tenho medo, mas dou um jeito, Menina e Seus Pontinhos, Direito das crianças, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Uma lição de Carinho, Segredo segredíssimo. Depois fizemos mais atividades e descobrimos que para fazer um filme precisa de muitas fotos, porque a Tina fez aquele filme de bonequinhos e precisou de 110 fotos. É muito trabalhoso fazer um filme, precisa tirar fotos, escrever, escrever até a mão doer, é muito cansativo fazer um filme, imagina de uma hora, trabalhamos com o ECA.
Campo Grande, MS, 21 de setembro de 2016. Querida mãe, Vou contar um pouco como foi o projeto, desde o primeiro dia. Nós estudamos sobre violência contra crianças. Sobre crianças que sofrem abuso sexual.Conhecemos o ECA: Estatuto da criança e do Adolescente. Aprendi muitas coisas como: sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Também sobre o Conselho Tutelar: Um órgão que vai defender os direitos e os deveres das crianças e dos adolescentes. Temos também um Blog e um Facebook que serve para saber sobre o projeto. Lemos alguns livros: Tenho medo, mas dou um jeito, A menina e seus pontinhos, Direitos das Crianças, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Uma lição de Carinho, Segredo Segredíssimo.
Campo Grande, MS, 21 de setembro de 2016. Querida Tina, Quando começou o projeto eu era vergonhoso, mas agora eu não tenho muita vergonha de fazer as coisas que pedem, aprendemos muita coisa, como Disque 100, ele é um número que nós podemos denunciar pessoas que espancam crianças, aprendemos como fazer um filme e outras coisas, mas o importante é que eu não tenho mais vergonha, mas eu aprendi que nós, crianças e adolescentes, todos nós temos obrigação de ajudar os mais velhos e todos temos respeito.
Campo Grande, MS, 21 de setembro de 2016.
Querida Professora Tina Xavier,
Quando participei do projeto pela primeira vez gostei muito, porque nós lemos, assistimos, desenhamos e usamos nossa criatividade. Eu gostei mesmo quando nós fizemos fantoches e criamos uma peça sobre os Direitos Humanos. Os livros mais legais que eu li foi Princesa Pantaneira e Uma Lição de Carinho, já o filme mais legal foi Os direitos das crianças: uma aventura intergaláctica, eu espero que o filme que nós vamos fazer seja um sucesso, espero um dia te encontrar de novo, espero também ser bastante criativo e fazer bastante livros que nem você.
Um grande beijo.
Campo Grande, MS, 21 de setembro de 2016. Querida mãe, o projeto “brincar de fazer cinema” é muito legal, gostei de tudo: professora Tina, professora Juliana, professora Regiane, professora Yasmin e professora Victória. Esse projeto é para poucas turmas do quinto ano. Eu estou me sentindo prestigiado por eu e minha turma estarmos fazendo esse projeto da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Lemos muitos livros, vimos muitos filmes e fizemos muitas atividades. Ganhamos livros, também brincamos com fantoches e com os bonequinhos da Princesa Pantaneira. Gosto da aula da Tina porque nós: pintamos, brincamos, nos descontraímos, conversamos e mostram nossas obras de artes no data show.
Tem gente que fala que não gosta do projeto, eu penso que sou prestigiado por estar fazendo esse projeto, tem tantas pessoas que gostariam de estar no meu lugar. Gosto do projeto, não queria que acabasse o projeto da Tina. Obrigado e tchau.
Campo Grande, MS, 21 de setembro de 2016.
Julia,
Como está em Bonito? Aqui em Campo Grande está bem! Sinto muitas saudades, então, vamos direto ao assunto, na escola estou fazendo um projeto chamado: Projeto de extensão produção de filmes de animação com crianças, espero começar a segunda etapa do projeto.
No começo do projeto fizemos nosso autorretrato, fizemos a cara do medo, do que temos medo e descrição desse medo em escrita, estamos trabalhando sexualidade e gênero, eu espero que nossos filmes passem em Bonito, estou feliz de participar desse projeto, nós criamos nosso próprio roteiro e também estou muito animada para fazer o filme. Ah, e tudo isso é pela competência da Constantina Xavier, Regiane, Juliana e Yasmin!
Trabalhamos sobre as partes íntimas! Isso é engraçado e é muito real, também trabalhamos filmes de outras escolas, como A Princesa Pantaneira, Cuerdas, Eu queria ser um monstro, Vida Maria, O segredo e Direitos das crianças. Espero que você assista a Princesa Pantaneira porque passou em Bonito. Estou feliz.