top of page

Livros

Os livros para a infância lidos e discutidos nos encontros com as crianças no projeto de extensão “Produção de Filme de animação com crianças – 2016”, são os descritos abaixo. Os livros escritos por Tina Xavier são doados gratuitamente para as crianças porque foram frutos de pesquisa com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico):

As aventuras da Princesa Pantaneira

XAVIER FILHA, Constantina. As aventuras da Princesa Pantaneira. Ilustrações Lorena Martins. Campo Grande, MS: Editora Life, 2012.

Baseado na personagem do filme de animação A Princesa Pantaneira. A protagonista é a menina Camuela, que mora no Pantanal sul-mato-grossense. O livro retrata algumas de suas aventuras como dar nome aos príncipes sem-nome; montar cavalo bravo; imaginar histórias e salvar a princesa Rosinha que vivia presa no reino cor-de-rosa.

Do meu corpo eu cuido e protejo

XAVIER, Tina. Do meu corpo eu cuido e protejo. Ilustrações Lorena Martins. Campo Grande, MS: Ed da UFMS, 2014.

Instiga o/a leitor/a a pensar sobre seu próprio corpo, sobre suas possibilidades de brincar, pular e descobrir o mundo. A partir de imagens que expressam cenas cotidianas, orienta sobre como cuidar do corpo e o proteger. Ao longo do livro, textos e ilustrações instigam as crianças a pensar sobre seus corpos e sobre como se apropriar deles, para aprender, com isso, a se cuidar e a se proteger. 

Meninas e meninos têm direitos

XAVIER, Tina. Meninas e meninos têm direitos. Ilustrações crianças e adolescentes do projeto de pesquisa. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2014.

Esse livro é fruto das curiosidades das crianças participantes do projeto de pesquisa (com apoio do CNPq) a respeito dos direitos de brincar e de se divertir; de ser protegidas de qualquer tipo de preconceito e de violência; de ter família de muitos jeitos; de crescer com respeito, segurança e cuidado; de não ser exploradas; de ser bem alimentadas; de ter um nome, uma nacionalidade e documentos; de receber proteção; de ter saúde e assistência médica; ter uma boa escola pública; de ter liberdade; de ser felizes e respeitadas; de falar e ser ouvidas e de “viver em um mundo feliz e de paz para todas as pessoas!”

Viver sem violência é um direito

XAVIER, Tina. Viver sem violência é um direito. Ilustrações crianças e adolescentes do projeto de pesquisa. Campo Grande, MS: Ed da UFMS, 2014.

O livro apresenta várias violências sofridas por crianças e adolescentes: violência física, sexual, psicológica, abandono/negligência. O caso da menina que tirou a ‘figurinha’ (imã) da geladeira em Campo Grande, MS, ganha destaque no livro. A exploração do trabalho infantil também é apresentada no livro. O abandono e a negligência no cuidado de crianças são igualmente retratados.

A princesa Pantaneira em: brincando no mundo mágico do cinema

XAVIER, Tina. Princesa Pantaneira em: brincando no mundo mágico do cinema. Ilustrações Lorena Martins. Campo Grande, MS: Editora da UFMS, 2014.

Neste livro a Princesa Pantaneira nos leva ao mundo mágico do cinema. Destaca que essa arte é uma maravilhosa maneira de contar histórias. No livro viajamos pela história do cinema, sobretudo o cinema de animação até pensarmos em produzir um filme de animação com crianças. A Princesa explica os passos trilhados na produção do seu filme de animação, explicando sobre a técnica e alguns elementos da linguagem cinematográfica: planos, pré-produção, produção e pós-produção de um filme de animação. É um convite para pensarmos sobre cinema e fazermos cinema brincando.

Tenho medo mas dou um jeito

ROCHA, Ruth; LORCH, Dora. Tenho medo mas dou um jeito. Ilustração de Walter Ono.  São Paulo: Editora Ática, 1997.

O livro apresenta os medos básicos e comuns a todos os seres humanos e propostas de resolução desses conflitos. 'Tenho medo, mas dou um jeito' mostra como lidar com os medos, aqueles que alertam para os 'perigos da vida', e por isso mesmo sinaliza novas maneiras de lidar com essas situações.

A menina e seus pontinhos

CASADEI, Silmara Rascalha. A menina e seus pontinhos. Ilustração de Lisie de Lucca. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

A autora conta a história de uma menina que tinha um problema - sempre que olhava para o próprio coração, apareciam uns pontinhos que ela não conseguia entender - ora eles a deixavam triste, ora com medo. Um dia ela encontrou um bom amigo que lhe ajudou a compreender o papel dos pontinhos em sua vida. Uma história de amizade, memórias e respeito à própria identidade.

Mini Larousse dos Direitos das Crianças

SALERNO, Silvana. Mini Larousse dos direitos das crianças. Ilustração de Michele Iacocca. São Paulo: Larousse Junior, 2005.

Você já ouviu falar na Declaração Universal dos Direitos Humanos? Sabia que a partir dela foi criada uma declaração especial, só para as crianças? Descubra nesse livro por que essas declarações foram escritas e o que elas significam. É uma história bonita. Conta como as pessoas começaram a perceber, depois da Segunda Guerra Mundial, que muitas crianças eram maltratadas e precisavam de proteção!
O livro apresenta você vai conhecer curiosidades sobre o assunto e saber como funciona esse movimento no Brasil e no mundo. 

Declaração Universal dos Direitos Humanos 

ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. Declaração Universal dos Direitos Humanos. São Paulo: Salamandra, 2004.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, documento firmado pela Organização das Nações Unidas logo após os horrores da Segunda Guerra Mundial, é o maior acordo de convivência entre os povos da Terra. O livro "Declaração Universal dos Direitos Humanos" foi adaptado por Ruth Rocha para que as crianças entendam que o caminho a ser trilhado pela humanidade passa pela paz, pelo respeito, pelo amor e pela igualdade.

Pipo e Fifi

ARCARI, Caroline. Pipo e Fifi. Ilustrações de Isabela Santos. 2004.

Pipo e Fifi é um livro que funciona como uma ferramenta de proteção, explicando às crianças, a partir dos 4 anos de idade, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas. De forma simples e descomplicada, ensina a diferenciar toques de amor de toques abusivos, apontando caminhos para o diálogo e a proteção.

Uma lição de carinho

HONORA, Márcia. Uma lição de carinho. São Paulo: Ciranda cultural, 2004.

O livro conta a história de um porco-espinho que tinha um bom coração mas, não conseguia fazer carinho nem receber pois ao se aproximar, feria as outras pessoas. Até que um dia, um urso lhe ensinou um jeito novo de dar carinho e, à partir daí ele pode ensinar a toda sua família.

Segredo segredíssimo

BARROS, Odívia. Ilustrações de Thais Linhares. Segredo Segredíssimo. São Paulo: Geração editorial, 2011.

Adriana é uma menina triste que tem um segredo segredíssimo. A sorte dela é que sua amiga Alice é muito esperta, e ao saber do segredo dá a Adriana um conselho importante sobre a situação de violência que estava sofrendo. Adriana segue o conselho e sua vida muda para melhor.

Filmes

Jéssica e Júnior no mundo das cores

JÉSSICA E JÚNIOR NO MUNDO DAS CORES (Brasil, Mato Grosso do Sul, 2010, 6:40 min.)
Direção e Produção: Tina Xavier; UFMS, ANIMARE
Alunos/as do 5º. Ano da Escola Municipal Abel Freire de Aragão

Filme realizado juntamente com a Produtora Animare, Minas Gerais – conta a história de uma menina que se transforma em cor-de-rosa de tanto viver imersa em um mundo rosa. O mesmo ocorre com o menino que se torna azul. Ambos passam a questionar essa transformação e encontram conjuntamente a saída para voltar às cores de origem. O filme foi baseado em um livro infantil de autoria de Tina Xavier denominado “A menina e o menino que brincavam de ser” (2009). Filme produzido com crianças de escola pública em Campo Grande, MS, fruto de projeto de extensão e pesquisa - UFMS (apoio CNPq).

Ser criança em Campo Grande: um documentário animado

SER CRIANÇA EM CAMPO GRANDE: UM DOCUMENTÁRIO ANIMADO (Brasil, Mato Grosso do Sul, 2011, 9 min.)
Direção e Produção: Tina Xavier; UFMS
Alunos/as do 5º. Ano da Escola Municipal Abel Freire de Aragão

O filme foi fruto do curso de cinema documentário promovido pelo Pontão de Cultura Guaicurus, Campo Grande/MS. Conta a história de uma menina e um menino que narram seu dia vivido em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Descrevem o que mais gostam de fazer na cidade e imaginam a cidade governada por crianças super-heroínas, com chuva de doces e balas, transformada em uma docelândia, sorvetelândia e guaranalândia. Declaram o seu amor e apreço pela cidade e esperam que ela seja cada dia melhor para as crianças e demais pessoas que vivem nela. Filme produzido com crianças de escola pública em Campo Grande, MS, fruto de projeto de extensão e pesquisa - UFMS (apoio CNPq).

A Princesa Pantaneira

A PRINCESA PANTANEIRA (Brasil, Mato Grosso do Sul, 2012, 9 min.)
Direção e Produção: Tina Xavier; UFMS
Alunos/as do 5º. Ano da Escola Municipal Abel Freire de Aragão

Conta a história de uma princesa que vive no Pantanal sul-mato-grossense. É alegre, valente, corajosa, gosta de aventura e, no final, salva o príncipe em perigo. As representações de feminilidade e masculinidade são tensionadas no roteiro do filme. As características da Princesa Pantaneira contrapõem-se às que as crianças tinham demonstrando inicialmente no projeto de pesquisa e extensão, o que serviu para dar ideia do quanto esse processo foi fértil à reflexão sobre o que é ser menino e menina na sociedade e sobre como se podem construir novas formas de ser. Filme produzido com crianças de escola pública em Campo Grande, MS, fruto de projeto de extensão e pesquisa - UFMS (apoio CNPq).

Queityléia em perigos reais

QUEITYLÉIA EM PERIGOS REAIS (Brasil, Mato Grosso do Sul, 2012, 9:13 min.)
Direção e Produção: Tina Xavier; UFMS
Alunos/as do 5º. Ano da Escola Municipal Abel Freire de Aragão

Conta a história de uma menina que, em sonho, faz tudo o que sempre quis fazer dentro de casa, colocando-se em situações de perigo e de vulnerabilidade. O roteiro do filme expressa os perigos que a menina pode sofrer dentro de casa, de se tornar vulnerável ao se comunicar em sala de bate-papo com pessoa que não conhece, além de outras atitudes que a colocaram em situação de perigo. O filme não pretende utilizar linguagem 'pedagogicamente correta' para traçar um rol de atitudes e comportamentos para a menina seguir, mas provocar um diálogo com o/a espectador/a para pensar na possibilidade de a protagonista fazer tudo o que quisesse, ferindo-se e/ou tornando-se vulnerável dentro de casa. Filme produzido com crianças de escola pública em Campo Grande, MS, fruto de projeto de extensão e pesquisa - UFMS (apoio CNPq).

Direitos das crianças: uma aventura intergaláctica

DIREITOS DAS CRIANÇAS: UMA AVENTURA INTERGALÁCTICA (Brasil, Mato Grosso do Sul, 2013, 8:36 min.)
Direção e Produção: Tina Xavier; UFMS
Alunos/as do 5º. Ano da Escola Municipal Abel Freire de Aragão

Conta a história de amizade de duas crianças terráqueas, Lila e Luiz, residentes em Campo Grande, próximo à escola das crianças do projeto, com as crianças ETs, Etvaldo e Etnilda, habitantes do Planeta Timbum. Lila e Luiz convidam-nas a passear no planeta Terra. Chegando aqui, conhecem a realidade de outras crianças terráqueas: as que vivem com cuidado, alimentação e proteção; e as que são violadas, maltratadas, que sofrem todo tipo de violação de direitos. Crianças, terráqueas e ETs resolvem denunciar essa situação e vão para a rua exigir que seus direitos sejam garantidos. Filme produzido com crianças de escola pública em Campo Grande, MS, fruto de projeto de extensão e pesquisa - UFMS (apoio CNPq).

João e Maria: dos contos à realidade

JOÃO E MARIA: DOS CONTOS À REALIDADE (Brasil, Mato Grosso do Sul, 2013, 9:30 min.)
Direção e Produção: Tina Xavier; UFMS
Alunos/as do 5º. Ano da Escola Municipal Abel Freire de Aragão

João e Maria são irmãos e foram vendidos/as pelo pai e a mãe a um ‘casal mau’ que morava em uma bela casa de doces. Lá deveriam realizar trabalhos forçados e também seriam obrigados a pedir dinheiro no semáforo. Descobriram que muitas outras crianças eram escravizadas pelo mesmo casal. Conseguem encontrar a chave da liberdade e se libertam. Ligam para o disque 100 e vão para um abrigo aguardar por uma vida nova. Filme produzido com crianças de escola pública em Campo Grande, MS, fruto de projeto de extensão e pesquisa - UFMS (apoio CNPq).

Cordas​

CUERDAS (Espanha, Madri, 2014, 10 min.)
Direção: Pedro Solís García

Consagrado com o Prêmio Goya de 2014, o curta animado “Cordas” vem emocionando crianças e adultos ao redor do globo. O filme narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial e Nicolás, seu novo colega de classe, que tem paralisia cerebral. A pequena, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste e faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar e aprender. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7OKFoczOBEg

 

Eu queria ser um monstro

EU QUERIA SER UM MONSTRO (Brasil, Rio de Janeiro, 2009, 08 min.)
Direção: Marão

O cotidiano de uma criança com bronquite durante sua infância em Nilópolis. O menino narra sua trajetória de vida, especialmente sua experiência de amor com seu pai.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8An1hHsbBMk

João, pé de carvão​

JOÃO, PÉ DE CARVÃO (Brasil, Brasília, 2010, 06 min.)
Direção: Gustavo Tomazi

"João, Pé de Carvão" é um filme de animação temático de realização coletiva feita por jovens e crianças de Brasília, ele fala da exploração do trabalho infantil nas carvoarias e suas relações sociais. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K7ZUiA_ozG4

O segredo

O SEGREDO (네 잘못이 아니야) (2012, 04 min.)
Direção: Agnes Oliver

Como pais, professores e orientadores podem perceber se suas crianças estão sofrendo violência sexual?
Uma história simples, mas bastante educativa e sensível que fala sobre uma menina em situação de violação de seus direitos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UVlNOVGMWa0

Vida Maria​

VIDA MARIA (Brasil, Ceará, 2006, 09 min.)
Direção: Márcio Ramos

Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece. Sua história é a mesma representada por outras gerações de mulheres de sua família. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=k-A-g-BfGrI

Sem título.png

Eu Protejo meu Corpo

Eu Protejo Meu Corpo (Brasil, Mato Grosso do Sul 2017, 08:38 min.)
Direção e produção: Constantina Xavier Filha; UFMS;

Alunos/as do 3º Ano da Escola Municipal Domingos Gonçalves Gomes 

O filme "Eu Protejo Meu Corpo" é baseado no livro "Do Meu Corpo Eu Cuido e Protejo" que instiga os espectadores/as a pensar sobre o seu próprio corpo, sobre suas possibilidades de brincar, pular e descobrir o mundo. O filme expressa cenas cotidianas, orienta como proteger e cuidar do corpo. Ele instiga as crianças a pensar sobre o seus corpos , sobre como se apropriar deles e aprender, com isso, a se cuidar e proteger. Filme produzido com crianças de escola pública em Campo Grande, MS, fruto de projeto de extensão e pesquisa - UFMS (apoio CNPq).

imagem_edited.jpg

Sinopse do filme Cantando os Direitos das Crianças

 

O filme “Cantando os direitos das crianças” (2016, 10 min) teve o roteiro construído a partir de dois raps escritos por uma das alunas do projeto de extensão “Produção de filme de animação com crianças-2016” realizado em escola municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O filme mostra a atuação de duas MCs de rap em uma competição em show de calouras/os. A temática focada foi a violência contra crianças e direitos humanos.

bottom of page